Proposta é integrar transporte e turismo, agilizando o tráfego e incrementando a economia local
A Prefeitura de Maricá, município entre a região metropolitana do Rio e a Região dos Lagos, lançou na segunda-feira (11), em parceria com o DNIT, o projeto “Vermelhinho das Águas”, sistema aquaviário gratuito que promete revolucionar o transporte na cidade. O sistema integrará diversos bairros através de estações aquaviárias localizadas nas lagoas, facilitando a locomoção de passageiros e o escoamento de cargas.
Além do transporte, o projeto visa a impulsionar o turismo e a economia local, conectando-se ao futuro “Caminho das Artes”, um complexo de lazer e cultura. O projeto prevê a construção de estações em locais estratégicos como as Amendoeiras, Parque Nanci, Araçatiba, Barra de Maricá, Jacaroá, Bambuí, Guarapina e Jaconé, interligando diferentes regiões da cidade.
A iniciativa também considera a integração com o transporte público e a participação ativa dos pescadores locais, buscando beneficiar toda a comunidade maricaense. Após a assinatura do termo de cooperação, o DNIT iniciará estudos de viabilidade e o desenvolvimento do projeto executivo para, posteriormente, dar início às obras.
O “Vermelhinho das Águas” representa um investimento significativo na infraestrutura e na qualidade de vida da população de Maricá, prometendo um impacto positivo em diversos setores da sociedade.
“Vamos melhorar a fluidez da cidade aproveitando a disposição das nossas lagoas. Melhorar Maricá para que quem mora – e quem visita – consiga trafegar por outros meios. Integrar os modais aquaviários ao transporte público é um grande passo”, comentou presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Celso Pansera.
O prefeito Washington Quaquá é um dos mais entusiasmados com o lançamento do projeto e vislumbra um salto de qualidade no transporte e no turismo da cidade. “O cidadão vai poder circular pelas lagoas de Maricá gratuitamente. Vamos melhorar também o fluxo de cargas e o turismo. Tudo está pensado, assim como um ferryboat no futuro, que vai ligar Ponta Negra ao aeroporto Santos Dumont. É uma revolução”, finalizou o prefeito.