Governador deverá enviar ainda esta semana a Alerj indicação do vice-governador para o TCE
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Aler), Rodrigo Bacellar (União), deverá mesmo disputar a sucessão do governador Cláudio Castro (PL) nas eleições de 2026, no comando do Executivo Fluminense. É que, segundo
noticiou o blog do Ricardo Bruno, no Agenda do Poder, no último sábado (17), Castro vai enviar à Alerj a indicação do vice-governador Thiago Pampolha (MDB) para o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), já nesta terça-feira (20).
Se confirmada a informação, o atual governador do Rio renunciará ao cargo em abril do próximo ano para se candidatar ao senado e, como presidente da Alerj, Bacellar assumirá o governo. Nesta segunda-feira (19), Castro, Pampolha e Bacellar devem se reunir para definirem detalhes do acordo, que deixa o caminho livre para o presidente da Alerj assumir o Palácio Guanabara uma vez que Pampolha sai de vez da disputa por assumir um cargo no TCE.
O acordo entre Castro, Pampolha e Bacellar para a escolha do nome que representará o grupo político do atual governador fluminense na sucessão estadual não se limitaria a vaga no TCE, que o vice-governador herdará para sair do páreo. O controle da estrutura da Cedae também ficaria sob a tutela de Pampolha. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente que já foi comandada por Pampolha não entrou no pacote.
Pampolha vai ocupar a vaga de José Maurício Nolasco, que se aposenta no próximo dia 19, segunda-feira. Uma semana antes, em 12 de maio, o presidente do TCE, Márcio Pacheco, em cumprimento a norma regimental da Corte, oficiou ao Palácio Guanabara informando a ocorrência da vacância na próxima semana. Foi o próprio Pampolha, governador em exercício naquele momento, que recebeu a correspondência. Imediatamente, ligou para Castro em Nova York para lhe dar ciência do fato.
A indicação da vaga do substituto de Nolasco é constitucionalmente de competência do governador. Por negociação, Castro vai cedê-la a Rodrigo Bacellar para facilitar a construção de sua candidatura ao Guanabara. A próxima vaga, que seria da Assembleia Legislativa, deve então ser preenchida por Cláudio Castro com a indicação de Rodrigo Abel.
O governador retornou ao Rio na manhã deste sábado. Foi imediatamente para abertura do campeonato da Série A2, a convite do senador Romário, presidente do América. Dedicará o domingo à família para segunda retornar ao batente e sacramentar a solução do mais estratégico arranjo político de sua sucessão em 2026.