Close Menu
camposurgente.com.brcamposurgente.com.br
  • Home
  • Geral
  • Política
  • Entretenimento
  • Esportes

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Guarda civil de Campos é preso com material de “garimpar” criptomoedas

agosto 4, 2025

Comércio de Campos aposta no aumento das vendas para o Dia dos Pais

agosto 4, 2025

Casa desaba na área de Guarus, em Campos dos Goytacazes

agosto 4, 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Guarda civil de Campos é preso com material de “garimpar” criptomoedas
  • Comércio de Campos aposta no aumento das vendas para o Dia dos Pais
  • Casa desaba na área de Guarus, em Campos dos Goytacazes
  • Estágio: Prefeitura de Campos abre inscrições para o programa Primeira Chance 
  • Secretário de Desenvolvimento de SJB é assaltado após bandidos invadirem sua casa
  • Delegacia de Macaé lidera ranking de produtividade no Estado
  • Rio integra forças de segurança para combate mais eficaz ao crime
  • Assentamento em Campos recebe visita do ministro do Desenvolvimento Agrário
Instagram
camposurgente.com.brcamposurgente.com.br
Demo
  • Home
  • Geral
  • Política
  • Entretenimento
  • Esportes
Demo
camposurgente.com.brcamposurgente.com.br
Home»Destaques»Com crescimento médio de 32%, Porto do Açu completa 10 anos de operação
Destaques

Com crescimento médio de 32%, Porto do Açu completa 10 anos de operação

dezembro 17, 2024 Destaques
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Em comemoração à década completada, o complexo portuário montou uma exposição itinerante com os marcos do empreendimento que impulsiona o Norte Fluminense

O Porto do Açu, maior complexo porto-indústria privado do país, comemora 10 anos de operação, somando cerca de 430 milhões de toneladas movimentadas, mais de 35 mil acessos de navios e crescimento médio anual de 32%. Da primeira movimentação de minério de ferro, em 2014, passando pela inauguração dos diferentes terminais, nos anos seguintes, o Açu vem se consolidando, hoje, como o porto da transição energética do Brasil e vetor de transformação social para o Norte Fluminense.

Ao longo dessa década, o Açu tem atingido sólidos resultados, se destacando por sua contribuição à economia regional: opera 11 terminais privados, tem 22 empresas instaladas e gera mais de 7 mil empregos, sendo 70% deles direcionados às comunidades de Campos de Goytacazes e São João da Barra.

“Somos um porto jovem e conseguimos alcançar em 10 anos o que muitos levaram 100 anos para atingir. Por isso, temos tanto orgulho do trabalho que desenvolvemos até aqui. Somos reconhecidos e temos ganhado espaço no cenário nacional, mas o destaque da nossa caminhada está em todo o desenvolvimento que conseguimos promover para área de influência dos nossos negócios, gerando oportunidades para as comunidades do entorno, impulsionando a juventude da região e as cadeias locais”, informou Vinícius Patel, diretor de Administração Portuária do Porto do Açu.

Além de incentivar a contratação de mão de obra local, dentro da estratégia da Rede de Empregabilidade do Porto do Açu, o complexo portuário tem uma série de iniciativas com foco no desenvolvimento regional, como programas de porta de entrada para jovens talentos locais, de capacitação e empreendedorismo e de fomento ao ecossistema de inovação da região.

Hoje, o Açu já responde por 40% das exportações de petróleo bruto nacional, além de oferecer a maior base de apoio a plataformas de óleo e gás e ter o escoadouro do maior mineroduto do mundo, com 529 km de extensão, e potenciais 3GW gerados por um parque termelétrico movido a gás natural. É também o único ponto de pré-descomissionamento sustentável para plataformas do país, com contrato em andamento com a Petrobras. Só neste ano de 2024, já são duas unidades (P-26 e P-33) em preparação para o desmantelamento sustentável no Açu, que ainda pretende abrigar o primeiro hub de descomissionamento sustentável do Brasil. Em relação a movimentação de navios, o porto já soma mais de 6.700 acessos nesse ano, 15% a mais do que no mesmo período do ano passado.

T-MULT e o crescimento do agronegócio

Em 2024, o Terminal Multicargas (T-MULT) ampliou o portfólio de produtos escoados pelo Açu, incluindo briquetes de minério de ferro, soja, milho para exportação, além de sal recebido por cabotagem. A previsão é fechar o ano com 1,9 milhão de toneladas de movimentação e com uma projeção de mais de 2,5 milhões de toneladas para 2025.

O Açu tem condições de oferecer soluções customizadas e eficientes para apoiar o crescimento do agronegócio e da indústria brasileira e já é uma alternativa logística para a importação de fertilizantes no país e exportação de grãos. Neste ano, o Açu também realizou sua primeira operação de exportação de café em big bags. Ao todo, 15.520 toneladas das variedades arábica e conilon, vindas principalmente de produtores do Sul e Leste de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, foram embarcadas para a Alemanha.

O grupo Minas Port investiu R$100 milhões na construção de dois armazéns que ficam anexos ao T-MULT para estocar grãos (soja e milho), além de anunciar a construção de uma fábrica misturadora de fertilizantes para 2025. Após ampliação da área de armazenagem, o T-MULT deu início à obra de expansão do cais, que será concluída até julho de 2025. A capacidade de movimentação do terminal alcançará 2,7 milhões de toneladas ao ano.

Responsabilidade socioambiental

Além da importância para a economia local, o Porto do Açu se compromete com práticas ambientais e sociais responsáveis, estabelecendo um diálogo aberto com as comunidades locais e implementando ações que visam a preservação do meio ambiente. Em parceria com as empresas do complexo portuário, o Açu promove workshops para desenvolvimento e identificação de potenciais fornecedores locais. Hoje, 22% dos fornecedores utilizados pela Porto do Açu Operações, empresa que administra o complexo, são empresas de Campos dos Goytacazes e São João da Barra.

A Reserva Caruara, maior unidade privada de preservação de restinga do Brasil, com 40 km² de áreas preservadas, estuda e desenvolve programas para a restauração de ecossistemas costeiros e marinhos, com destaque para a produção de mudas de restinga em seu viveiro florestal, o maior dedicado a esse ecossistema no país, com capacidade para produzir mais de 500 mil mudas por ano. A Reserva também desenvolve um programa de proteção às tartarugas marinhas, contribuindo para a preservação de espécies ameaçadas de extinção e reforçando a parceria entre o Porto do Açu e a comunidade local na promoção de ações ambientais sustentáveis.

Transição energética

O Porto do Açu segue firme em sua missão de desenvolver um porto-indústria com infraestrutura integrada, competitiva e sustentável. Em 2024, foram firmados dois contratos de reserva de área para o hub de hidrogênio e derivados de baixo carbono, com a empresa norueguesa Fuella AS e a multinacional HIF Global, além de um Memorando de Entendimentos (MoU) com a Eletrobras com foco em produção de hidrogênio renovável e seus derivados. Em eólica offshore, foram assinados MoUs com a Corio Generation para que a estrutura do Açu seja usada como apoio para futuros parques eólicos da Corio em atividades essenciais para garantir a geração de energia no mar e com a empresa belga Sarens para estudar soluções logísticas sobre o transporte de componentes da cadeia de energia eólica offshore. Para a próxima década, o objetivo é se tornar o porto da transição energética do Brasil, ajudando o mundo a reduzir a pegada de carbono e acelerando o melhor do país.

Exposição itinerante
Em comemoração aos 10 anos de operação, o Porto do Açu montou uma exposição itinerante com a história e os marcos do complexo portuário. Além da infraestrutura do empreendimento, a mostra explora os resultados atingidos ao longo da última década e as ações de transformação social, ambiental e econômica para o Norte Fluminense. A estrutura já está aberta a visitação no Shopping Partage, em Campos dos Goytacazes, durante todo o mês de dezembro. Na sequência, ela será transferida para a Antiga Casa da Câmara e Cadeia Pública de SJB e para a Reserva Caruara.
Ascom

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Related Posts

Guarda civil de Campos é preso com material de “garimpar” criptomoedas

agosto 4, 2025

Secretário de Desenvolvimento de SJB é assaltado após bandidos invadirem sua casa

agosto 3, 2025

Delegacia de Macaé lidera ranking de produtividade no Estado

agosto 1, 2025
Demo
Top Noticias

Senai Campos e Macaé têm mais de 200 vagas em cursos gratuitos de qualificação

março 1, 202515 Views

MPE pede cassação do mandato da vereadora de Quissamã, Alexandra Moreira

abril 2, 20257 Views

Prumo, Porto do Açu e Ferroport lançam Programa de Estágio com vagas em SJB e RJ

março 31, 20257 Views

Colônia de Pescadores Z-21 e ONG Projeto Piabanha soltam alevinos no Paraíba

março 31, 20256 Views
Não perca
Destaques

Guarda civil de Campos é preso com material de “garimpar” criptomoedas

agosto 4, 2025

Objetos suspeitos estavam em uma casa alugada pelo GCM na área do tráfico conhecida como…

Comércio de Campos aposta no aumento das vendas para o Dia dos Pais

agosto 4, 2025

Casa desaba na área de Guarus, em Campos dos Goytacazes

agosto 4, 2025

Estágio: Prefeitura de Campos abre inscrições para o programa Primeira Chance 

agosto 4, 2025
Stay In Touch
  • Instagram
Demo

Email: contatocamposurgente@gmail.com

Instagram
Demo
© 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.
  • Home
  • Geral
  • Política
  • Entretenimento
  • Esportes

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.