Inicialmente implantado em uma unidade do 1° ao 5° ano, proposta é estender método do 6° ao 9°
Com 100 alunos do 1° ao 5° ano, São Fidélis, no Norte Fluminense, iniciou nesta segunda-feira, 5, o projeto piloto de atividades em tempo integral, começando pela Escola Municipal Albertino Nascimento (EMAN), no distrito de Colônia. Antes com carga horária de 20 horas por semana, os alunos passam agora a cumprir semanalmente 35 horas de atividades na escola.
Começaram a ser oferecidos temas de enriquecimento curricular, como educação financeira, musicalização, orientação de estudo, oralidade e inglês, dentre outros.
“Nossa intenção é estender o horário dos alunos, mas não para que apenas fiquem mais tempo na escola e sim para desenvolverem habilidades que farão total diferença no futuro. Estamos orgulhosos de colocar em prática um projeto tão grandioso”, explica Ana Paula Ribeiro, coordenadora do projeto.
Uma cerimônia de lançamento foi realizada na última semana, na quadra do distrito, com a presença de autoridades, da comunidade escolar e de moradores. A escola do distrito foi escolhida para ser implantado o projeto piloto, mas a intenção é estender a metodologia a outras unidades.
“Nosso planejamento é começar com os anos iniciais do Ensino Fundamental, mas, em breve, estender para as turmas do 6° ao 9° ano e para outras escolas. Temos a certeza de que este será um marco na educação do município”, afirma o secretário Municipal de Educação, Jonatas Silva.