Entrega dos dois prédios ocorreu quase 13 anos depois do início das obras em 2012
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), inaugurou na tarde desta segunda-feira (14), o novo campus da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos dos Goytacazes (RJ), no Norte do Estado. A solenidade, que contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, reuniu ainda outras autoridades federais da comitiva presidencial e políticos locais e regionais, dentre eles o prefeito campista, Wladimir Garotinho.
A inauguração ocorreu quase 13 anos após o início das obras, em 2012. Após anos parada ou transcorrendo em ritmo lento, a construção foi acelerada com a liberação de verbas de emendas parlamentares de representantes da bancada fluminense no Congresso a partir de 2019. Após diversas remarcações de datas, a inauguração ocorreu finalmente neste dia 14. O novo campus substitui as antigas instalações de décadas da UFF na cidade, muitas delas precárias, funcionando em containers.
Com público majoritariamente composto por estudantes da UFF e representantes do espectro esquerdista da cidade, o anúncio do prefeito campista Wladimir Garotinho ao lado de Lula foi bastante vaiado. O contrário acontecia quando era anunciada algum político da comitiva do presidente.
Após muitas falas no palanque sobre a importância da nova estrutura da UFF para a educação superior não apenas em Campos, mas para toda a região, o presidente Lula também destacou o ganho para o ensino na região com o novo campus.
“A sala de aula é uma sala de sonhos e todos têm o direito de sonhar. É através do investimento nos nossos sonhos que podemos vencer na vida. E ao investirmos na educação é que iremos mudar a realidade deste país”, afirmou o presidente.
Foram também assinados diversos convênios e firmados protocolos de intenção na área da educação e formação profissional, incluindo estágios, além de obras diversas via Parceria Público Provada (PAC), envolvendo os governos federal, estadual e municipal.
Instalada em uma área antes ocupada pela extinta Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA), ao lado da antiga ponte ferroviária, a construção do novo campus da UFF em Campos dos Goytacazes envolveu um total de recursos de R$ 74,4 milhões, a maioria via emendas parlamentares. Com sete pisos (seis andares, mais o térreo), as instalações dos dois prédios do novo campus somam mais de uma centena de compartimentos, incluindo salas de aula, salas de reuniões, laboratórios, bibliotecas, auditórios e outros espaços, como cozinhas e sanitários, dente outros. O campus vai receber, inicialmente, cerca de 4.500 alunos de 13 cursos de graduação e pós-graduação, além de centenas de professores, coordenadores e equipes de apoio.