Ele será substituído por um aliado já anunciado pelo presidente Lula
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, pediu demissão nesta sexta-feira (2), dias depois da divulgação das fraudes contra aposentados no INSS. No cargo desde janeiro de 2023, ele anunciou sua saída, após uma conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O governo não perdeu tempo e já até anunciou o substituto de Lupi, o ex-deputado federal Wolney Queiroz, atual secretário-executivo da pasta e aliado do próprio, também ligado ao PDT.
“Entrego a função ao presidente Lula, a quem agradeço pela confiança e pela oportunidade.
Tomo esta decisão com a certeza de que meu nome não foi citado em nenhum momento nas investigações em curso, que apuram possíveis irregularidades no INSS. Faço questão de destacar que todas as apurações foram apoiadas, desde o início, por todas as áreas da Previdência, por mim e pelos órgãos de controle do governo Lula” postou o agora ex-ministro em uma rede social.
Esta não é a primeira vez que Lupi deixa o comando de uma pasta na Esplanada. Em 2011, em meio a denúncias de corrupção, ele pediu demissão da chefia do Ministério do Trabalho, na época Dilma Roussef era a presidente do país..