A Operação Ponto Final ocorreu em conjunto com o Ministério Público e teve o apoio da Polícia Militar
Policiais civis da 147ª DP (São Francisco de Itabapoana) deflagraram, na quinta-feira (12), a “Operação Ponto Final”, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável por extorquir motoristas de transporte alternativo e taxistas na região. O grupo também é investigado por envolvimento em roubos e tentativa de homicídio.
As equipes cumpriram mandados de prisão e busca e apreensão. A ação ocorreu em conjunto com o Ministério Público e contou com apoio operacional da Polícia Militar. Até o momento, um criminoso foi capturado e três mandados foram cumpridos contra bandidos que já estavam no sistema penitenciário.
As investigações revelaram que integrantes da facção criminosa Amigo dos Amigos (ADA) vinham ampliando sua área de influência e impondo um verdadeiro regime de terror sobre motoristas de vans e comerciantes locais. As vítimas eram ameaçadas e obrigadas a pagar valores periódicos para continuar trabalhando.
A partir da análise de informações e levantamentos de campo, os agentes identificaram que a atuação dos criminosos ocorria de forma articulada, com criminosos realizando cobranças, ameaças e intimidações diretamente nas ruas e as lideranças da facção criminosa dando ordens de ações.
A operação foi planejada com base em ações de inteligência, visando minimizar riscos à população e garantir o cumprimento seguro das ordens judiciais. A localidade não é considerada área de confronto, mas, ainda assim, todas as medidas preventivas foram adotadas.
A ofensiva representa mais um passo no enfrentamento qualificado às organizações criminosas que tentam se infiltrar em atividades econômicas formais para financiar suas ações ilícitas.
As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos e aprofundar a responsabilização penal dos integrantes do grupo.
*Com informações da Ascom da Polícia Civil RJ

