Obra histórica do Governo do Estado reduz distâncias, fortalece logística regional e avança com melhorias nos acessos viários que conectam as três cidades do Norte Fluminense
Um ano após a inauguração, a Ponte da Integração Deputado João Peixoto se consolida como um dos principais marcos de infraestrutura do Governo do Estado no Norte Fluminense. Atualmente, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) executa obras de melhoria e conclusão dos acessos viários, etapa estratégica para ampliar os benefícios da ligação entre Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.
Com mais de um quilômetro de extensão sobre o Rio Paraíba do Sul, a ponte encerrou uma espera de mais de 40 anos por uma conexão direta entre as margens do rio. A nova travessia reduziu distâncias, tempo de deslocamento e custos logísticos. Antes da obra, moradores, trabalhadores e produtores precisavam percorrer longos trajetos alternativos, o que impactava o cotidiano da população e a economia regional.
“Disse na inauguração, em fevereiro do último ano, e reafirmo agora: a Ponte da Integração é mais do que concreto e aço. Ela beneficia mais de 1 milhão de pessoas e representa dignidade, desenvolvimento e respeito à população do Norte Fluminense, que aguardou essa ligação por décadas” destacou o governador Cláudio Castro.
O presidente do DER, Pedro Ramos, explicou a importância da melhoria dos acessos viários, além da ampliação de políticas públicas que potencializem os benefícios das ligações entre as cidades.
“No acesso norte, em São Francisco de Itabapoana, duas alças ligam a ponte às RJ-196 e RJ-194, que recebem obras de implantação em trechos de 18 quilômetros cada, com serviços de terraplanagem, drenagem, pavimentação, acostamento e sinalização. No lado sul, em São João da Barra, o acesso conecta à BR-356, via fundamental para o escoamento da produção. Esses investimentos ampliam a integração entre os três municípios e potencializam o desenvolvimento regional” explicou.
Segundo o governador, as intervenções fazem parte de um conjunto de investimentos voltados à redução das desigualdades regionais e ao estímulo ao crescimento econômico fora da Região Metropolitana.
Benefícios para as três cidades
Os impactos positivos já são percebidos nos três municípios diretamente beneficiados. Em Campos dos Goytacazes, a nova ligação reforça o papel da cidade como polo de serviços, comércio e logística. São João da Barra ganha maior fluidez no acesso ao Porto do Açu e às áreas produtivas. Já São Francisco de Itabapoana passa a contar com uma conexão mais rápida e segura para acesso a serviços essenciais, comércio e oportunidades de trabalho.
A ponte também fortalece setores estratégicos como o agronegócio, o comércio, o turismo e a prestação de serviços, além de contribuir para a valorização imobiliária e para a integração social entre as cidades.
Diálogo e expectativa popular
Durante a construção, a obra foi acompanhada de perto pela população local. Para muitos moradores, a conclusão da ponte simbolizou o fim de um isolamento histórico e o início de uma nova dinâmica de desenvolvimento regional.
“Essa ponte transforma a vida das pessoas. Encurta caminhos, aproxima cidades e gera oportunidades. É uma obra estruturante, que deixa um legado permanente para o Norte Fluminense” afirmou o secretário de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas, engenheiro Uruan.

