Prefeito fará anúncio oficial no aniversário da cidade, no próximo 26 de maio, na comemoração dos 211 anos de autonomia
O prefeito Washington Quaquá (PT), do município de Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro, anunciou em suas redes sociais que já tem data para lançar a pedra fundamental para construção do terminal portuário projetado para a área de Jaconé. O anúncio, segundo as postagens, vai ser feito oficialmente no dia do aniversário da cidade, em 26 de maio, quando o município estará em festa, comemorando seus 211 anos de autonomia administrativa.
Mesmo com as polêmicas em torno do assunto, com críticas vindas principalmente de ambientalistas, Quaquá se sente fortalecido para investir no projeto depois da decisão do ano passado do Supremo Tribunal Federal (STF). Na ocasião, em março de 2024, o ministro Flávio Dino negou definitivamente recurso do Ministério Público Federal (MPF) contra decisão do Tribunal Regional Federal da Segunda Região (TRF-2), que fixavas regras para conceder licença ambiental para as obras em Jaconé.
“Com isso, Maricá irá se conectar com o mundo, através do porto que será um dos mais importantes terminais do país”, afirmou o prefeito nas redes sociais, dando a entender que vem se articulando para garantir os recursos necessários ao empreendimento.
Desde que reassumiu a Prefeitura de Maricá, em janeiro deste ano, Quaquá tem reforçado que o porto é um dos principais projetos a serem executados em sua nova gestão. Em outros pronunciamentos, ele afirmou que o município pretende investir R$ 1,5 bilhão no empreendimento e em projetos relacionados à infraestrutura logística. Isso incluiria aportes para uma futura ferrovia que integraria Maricá à malha ferroviária nacional.
No início deste ano, em janeiro, o ministro das Relações Institucionais, Olavo Noleto, e o vice-prefeito de Maricá, João Maurício, o Joãozinho, sobrevoaram a cidade para proporcionar à autoridade de Brasília, uma visão ampla e detalhada da área. Na ocasião, Joãozinho destacou para o ministro a importância estratégica de Maricá e o potencial do porto para se tornar um polo de exportação.