Novas caminhonetes foram destinadas aos Postos de Controle Fiscal do Estado do Rio de Janeiro
A Secretaria de Estado de Fazenda renovou, nesta quinta-feira (20), sua frota de caminhonetes para as operações de fiscalização da Receita Estadual. Com investimento de mais de R$ 2 milhões, a pasta adquiriu oito novos veículos, que serão destinados, especialmente, aos postos de controle fiscal nas principais divisas fluminenses, como Morro do Coco, em Campos.
“A renovação da frota da Secretaria de Fazenda é mais uma medida importante para fortalecer o combate à sonegação nas barreiras fiscais do estado. A utilização de veículos modernos e bem equipados contribui diretamente para uma fiscalização mais rigorosa e eficiente” avaliou o governador Cláudio Castro.
Os veículos estão sendo distribuídos entre três postos fixos nos quais a situação fiscal das mercadorias que entram em território fluminense são averiguadas pela Fazenda. Entre as unidades que receberão as novas caminhonetes estão o Morro do Coco, na divisa com o Espírito Santo, Levy Gasparian, na divisa com Minas Gerais, e a maior barreira fiscal do estado, Nhangapi, que está localizada entre Rio de Janeiro e São Paulo.
As caminhonetes também chegam para reforçar operações volantes, na Região Metropolitana, e a Operação Foco Divisas. Em 2024, o programa aplicou mais de R$ 535 milhões em autos de infração contra empresas e transportadores de cargas flagrados em situação irregular nas fiscalizações realizadas em todo o estado. A operação é coordenada pela Secretaria da Casa Civil em conjunto com a Fazenda.